domingo, 6 de janeiro de 2013

Moda Democrática - O Desafio

Já fooooi o tempo em que assistir aos desfiles das maiores grifes do mundo era privilégio de alguns escolhidos. Exemplo! Eu me lembro que o primeiro desfile que assisti "ao vivo pela tv" foi em (cof, cof!) 1998, época em que o Fashion Week ainda atendia pelo nome de Morumbi Fashion e era transmitido pela falecida Directv. Eu adorava ficar horas vendo as coleções passando pelo catwalk, enquanto meu pai (imagino eu) devia ficar morrendo de medo de eu cismar em fazer faculdade de moda. Well... 15 anos se passaram e eu continuo assistindo desfiles e amando moda. Mas também tenho uma OAB. Sim, descobri que cabe mais de uma paixão vocacional na minha vida.

Mas voltando... E eis que o séc XXI conseguiu deixar a moda ainda mais democrática. Hoje em dia, a maioria das melhores e mais famosas grifes do mundo transmitem seus desfiles ao vivo, pela internet, para quem quiser assistir. Ou seja, vc nem precisa mais ter uma tv ou um plano de assinatura de canais carésimo (como a Directv, na época!) para poder ver o ultimo lançamento da Burberry em tempo real. Basta ter uma conexão web. Até onde eu sei, somente o sr. Tom Ford não permite qualquer tipo de transmissão ao vivo dos seus desfiles. Inclusive (reza a lenda que) ele "confisca" todos os smartphones de seus convidados, para que nada saia do seu controle ( Confesso que não sei se ele ainda continua com essa idéia estapafúrdia!).

Mas como uma faca de dois "legumes", essa mesma democracia virou uma problemática moto-serra para as grandes marcas. Isto porque nunca foi tão fácil piratear. A Missoni nem terminou o desfile lá em Milão, e no Barro Preto já tem uma loja vendendo uma saia lápis com listrinhas irregulares coloridas. É, meu povo... Se não tá fácil pra Missoni, imagina pra gente...

Pra gente tá ótEmo! E pra Missoni/Prada/Kors também! Por quê?! Porque nunca se viu tanto lançamento de "modinha-catapora" desde a época em que a Eva mordeu a maçã e descobriu que estava sem roupa. E por "modinha-catapora" entenda-se aquela moda arrebatadora que some rapidamente e nunca mais volta. Ano passado, quem comprou os (então) carésimos sneakers em 6x sem juros, viu a modinha acabar antes das prestações. Não tem salário nesse mundo que dê conta!

Ou tem?!

Hum... Enquanto escrevia esse post-cabeça sobre a democratização da moda, eu pensei numa brincadeirinha: e se eu tentasse montar um look modinha usando o tema do nosso post anterior?! É! Ebay! Fiquei intrigada...

Bom, depois do tutorial do post anterior, acho que já posso dar por concluída a fase de nivelamento, né?! Já aprendemos que o Ebay vai muito (muuuuito) além dos cabinhos e das capinhas de iphone. E que Deus criou o mundo em 6 dias e o resto foi feito pelos chineses. Como fã de um bom "garimpo" que sou, a idéia não me saiu mais da cabeça. Será?!

Ah, vamos tentar!

Mas organizemos a brincadeira: (1) as peças devem estar à venda por um "top rated seller"; (2) o "produto" tem que ser best seller, afinal de contas, este é o único "indicio" de qualidade! Um produto ruim não vende 560 unidades!; (3) o look inteiro não poderia custar mais que US $100 sem frete. Lembrando que o limite de US $50 sem tributação vale por encomenda entre pessoas físicas. Como não iremos "comprar" tudo da mesma pessoa...; (4) o look tem que ser modinha! Vc não conhece a qualidade das peças, portanto não vá querer comprar uma bela calça de alfaiataria pelo ebay!; (5) eu só "montei" o look, não comprei (ainda) e não sei se as peças são fiéis às fotos. Mas já comprei roupa pelo ebay sim, e, como em tudo na vida, algumas vezes eu me dei bem, outras não. É o risco-ebay. Já falei isso no post anterior, mas achei que valia a pena reforçar.

Ready?! Here we go...



Olha a "fatura":
Ficou faltando o colar, que custa US $ 6,26, mas o vendedor não permite colocar no carrinho sem se comprometer a comprar. E os "XL" são um oferecimento das odiosas medidas chinesas, dois números menores que o ocidente. Depressiiiiiivo toda vida...

E aí?! Será que (pelo menos em teoria) eu passaria no (meu próprio) desafio?!

Beijos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário