quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Gostou?! Comprei no Ebay!!

Pois é. Resolvi escrever outro post sobre um assunto que também rende aquela famosa pergunta de espanto: “Como você faz is-sô?”. Capítulo de hoje? Ebay!

Sim, o ebay é um site zoneado e de navegação nada (nada!) intuitiva. Quem não tem um inglês (quase) afiado e uma paciência de Jó, acaba desistindo depois de 5min olhando pra tela principal sem saber direito pra onde ir. Eu mesma fiz isso até o início de 2011. Mas meu coração de chantilly vai te ajudar a encontrar a luz do oriente. Vem comigo.

O básico: trata-se de um site de leilão ou “compra imediata” bem aos moldes do “Mercado Livre” (na realidade, este é igual àquele). Ou seja, todo mundo vende e todo mundo compra de tudo. E quando eu digo “de tudo”, pode expandir os horizontes. Vc pode encontrar de foto autografada do Justin Bieber até mesinha de cabeceira feita à mão por Incas. É. O ebay não tem critério.

Comece pelo início: em tese seria só você se cadastrar no ebay e pronto, estaria apto a comprar a dentadura da vovó chinesa com frete grátis. Mas isso não é láááá tão seguro. Pra isso existe o Paypal.

Paypal: O amigo de quem paga. Literalmente. Eu não sei ao certo quando ele foi criado, mas sei que ele é irmão do ebay (estilinho “Mercado Pago”, “Pagseguro” e congêneres). Este aqui tem um pouco mais de burocracia. Você acessa o site (em português e de navegação intuitiva!) www.paypal.com.br, preenche o cadastro e coloca um cartão de crédito. Ok, simples né?! Nem tanto. Para sua segurança, o paypal coloca um limite de compras ridículo para cartões não verificados. Como faz pra verificar? Simples: o paypal envia uma cobrança de até 9,99 reais no seu cartão. Você consulta a fatura, volta no site e lança o valor que foi cobrado (sim, este valor é randômico para sua segurança! Tipo 8,63 ; 5,02 ; 3,89). Colocou o código certo no site do paypal? Cartão verificado e o seu limite é o limite do cartão. O valor do “código” é estornado na sua fatura, don’t worry! A partir deste momento o paypal passa a intermediar suas transações. O que isto significa? Que o chinês de quem vc vai comprar aquele quadro do Elvis não vai nem chegar perto do seu cartão de crédito, só do seu email do paypal (que é seu login). Nunca tive problemas com o paypal, amo de paixão!

Comofaz: Hum. Agora a coisa fica um pouco mais complexa. O site é gigante e tem trocentas de zilhares de coisas pra comprar. Uma das frases que mais ouço é: “mas eu não acho nada no ebay!”. Tá bom, tá bom. A loira aqui criou o Ebay Supletivo em 5 lições!

1- Clique em “All Categories” no canto superior esquerdo. Pronto. Todos os departamentos do ebay à sua disposição. “Nuuuussa, quanta coisa!”. Tá vendo?! Te ouvi daqui! Se você não tem saco, digo, paciência pra isso, existe um atalho: no alto da página apareceu um “i’m looking for”, né?! Digite o que você está procurando (sim, em inglês. Consulte o google se estiver difícil). Exemplo: earrings (brincos). Clique no primeiro resultado que aparecer. Logo abaixo do logo principal estará o caminho das pedras: Listed in category: Jewelry & Watches>Fashion Jewelry>Earrings. Ou seja, os brincos estarão numa segunda subcategoria de Jewelry & Watches. Não torce a cara, vai... é mega fácil! Clique em "earrings" (sua pesquisa, lembra?) e pronto. Vc já chegou na categoria!

2- Ok, vc chegou na categoria. Mas continua tendo 7 milhões de resultados pra sua busca. Do lado esquerdo da tela estarão algumas opções pra refinar os resultados, como brand (marca), condition (condição), etc. Se vc (assim como eu) quer algo novo (na boa, eu não curto brechó chinês) vá em "condition" e marque new (novo) e new without tags (novo sem etiqueta - 79% dos produtos chineses). Pronto. Fechamos o brechó Xing Ling.

3- Mas de quem comprar?! Well, o ebay anda reestruturando o site e deixando o bichinho pior do que já era. Antes vc conseguia refinar mais fácil o vendedor, agora nem tanto. Vá em "seller" e "choose more". Marque "sellers with ebay store" (vendedores com loja virtual no ebay). Geralmente estes são os maiores vendedores e os que mais se preocupam com a sua satisfação total. Não se engane, eles não fazem isso pq são simpáticos. Eles fazem pq querem um Feedback 5 estrelas! É com esse Feedback positivo que eles alcançam a condição de "top rated seller" (melhores vendedores). Eu só compro de top rated seller. Eles ficam tão preocupados em NÃO receber uma avaliação negativa, que ao menor sinal de extravio da sua mercadoria eles já logo te reembolsam. Já aconteceu comigo "n" vezes e eu preciso dizer: fiquei 100% satisfeita! Mas faça sua parte: dê feedback! Positivo ou negativo!

4- E como comprar?! Não sei vcs, mas eu morro de preguiça de "leilão". Se este é seu caso, vá em "buying formats" (formato de compra) e marque apenas "buy it now" (compre agora).

5- Geralzão: a maioria dos vendedores chineses manda os produtinhos Xing Ling pro mundo inteiro sem frete, mesmo que eles custem 1 dólar. Não me perguntem como eles fazem essa logística absurda.

Se não quiser problema com a Receita Federal mantenha-se dentro do limite permitido de encomendas internacionais entre pessoas físicas: 50 obamas. "Mas eu posso pedir mais caro e pedir pro vendedor pra colocar mais barato?!". Poder, pode. Mas na boa: pq vc vai comprar algo tão caro no ebay?! O ebay é o shopping Oiapoque virtual, keep that in mind.

E como eu virei ebay-dependente?! Well... Eu comecei a ficar fã do ebay qdo fui comprar uns cabinhos e capinhas pro iphone e iPad, que custavam menos de 2 dólares (com frete grátis!). Meu raciocínio foi simples: se tudo que vendem nos Oiapoques da vida vem da China, pq eu não elimino o atravessador?! Daí do cabinho eu fui pra capinha, da capinha pro brinco, do brinco pra bolsa, da bolsa pro pincel, e vamo que vamo.

Coisinhas randômicas que achei HOJE no Ebay!

E só pra fechar, fiz mais um "top-qualquer-coisa". Top 3 "Não compro no ebay nem fu":

1- Maquiagem - Achar uma que seja "verdadeira" no meio de tanta coisa Xing ling é como procurar agulha no palheiro. E honestamente?! Não animo passar areia chinesa na cara de jeito nenhum. Já os acessórios podem ser uma ótima opção: já comprei ótimos pincéis travel size por 5 dólares o conjunto. E frete grátis, claro.

2- Cópia de qualquer coisa - Pirataria além de ser crime é cafona pra caramba. Mas vamos separar: copia é aquele logo LV mal enjambrado num couro de 3a linha. O "inspired" (aquele em que o estilo é igual, mas não existem monogramas nem marcas) eu acho to-tal-men-te viável, desde que de boa qualidade. Como saber?! So reparar em frente ao preço a qtade de produtos já vendidos. Aquele preço amigo naquela foto perfeita de uma bolsa que ninguém comprou é furada na certa!

3- Produtos caros - Aqui, assim: ebay é quinquilharia. O risco de extravio é grande, o risco de um produto de baixa qualidade é grande e o risco de vc amargar a ira da Receita Federal é grande. Por isso eu só compro aquela tranqueirinha que custa 10 dólares e não vai me fazer sofrer se parar de funcionar. Ah, eu já comprei um teclado com Bluetooth pro iPad por 35 dólares. Que nunca chegou. Mas meu reembolso integral foi simples e fácil. E quer saber?! Eu nem precisava do teclado mesmo...

Beijos a todos!

Carol

Nenhum comentário:

Postar um comentário